sexta-feira, 30 de abril de 2010

APRESENTAÇÃO: Conhecimento científico, seu ensino e aprendizagem: Atualidade do Construtivismo.

Resumo:

Em suma, uma posição epistemológica aceitável para nossos propósitos pedagógicos pode ser resumida como: o conhecimento se constrói por interações entre sujeitos e objetos (realidade externa ao sujeito). Tal concepção se afasta do empirismo – concepção segundo a qual a origem do conhecimento está na experiência sensorial – assim como do racionalismo que reúne diferentes concepções que possuem em comum a crença de que a construção do conhecimento se inicia na mente/razão do sujeito. Adotamos o conceito de mundo físico como uma criação consciente do homem, elaborada com finalidade determinada e sujeita a transformações que pretendem levar a ciência a se aproximar cada vez mais de um mundo real, num movimento de evolução histórico que hoje em dia admite até a inclusão de novas realidades – partículas e eventos - trazidas pelo avanço da Física, da Biologia ou da Química.

Nenhum comentário:

Postar um comentário